domingo, 19 de junho de 2011

Religiões: Islamismo,Budismo, Hinduismo

Islamismo

O Islamismo foi fundado por Maomé, que nasceu em Meca (Arábia Saudita), no ano de 570 d.C. Segundo a tradição muçulmana, Maomé recebeu os fundamentos do Islã diretamente do arcanjo Gabriel, enviado por Deus para instruir o Profeta acerca de diversos preceitos religiosos, dogmáticos e morais. Estes se acham reunidos num livro sagrado, o Corão. Reza a tradição islâmica que "Alá é o único Deus e Maomé é seu Profeta".
Além de ser uma religião, o Islã (que, ao pé da letra, significa "submissão à vontade de Deus") é também um sistema moral e político. Baseia-se na adoração de um único Deus, chamado de Alá, e ensina que, após a morte, os justos serão recompensados com a vida eterna no Paraíso. Os maus, por sua vez, serão condenados a padecer no fogo do Inferno. Ao mesmo tempo, o Corão afirma que o destino de cada homem é previamente traçado por Alá: "Estava escrito" é uma máxima que explica bem o imaginário islâmico.
O muçulmano (como é designado o fiel do Islã) eles oraram cinco vezes por dia, ajoelhados num tapete e voltado para Meca. Eles não cultuam imagens, pois isso é considerado como pecado de idolatria. E, pelo menos uma vez na vida, devem fazer uma peregrinação até Meca.
Não há uma hierarquia dentro da tradição islâmica, com sacerdotes, bispos etc. As preces públicas são de responsabilidade de um dirigente, denominado imã, e os teólogos eruditos são chamados de Ulemás.
Os templos muçulmanos são denominados mesquitas, e em seu interior somente os homens são admitidos. Essa tradição demonstra bem a postura islâmica com relação à mulher, que é conservada em posição inferior. Em países onde o Estado não proíbe a prática da poligamia, o muçulmano pode ter até quatro esposas, pois esse costume é permitido pelo Corão.
Sunitas e Xiitas
O Islamismo está dividido em duas facções principais:os Sunitas e os Xiitas.
Para entender essa divisão, precisamos ter em mente que a tradição islâmica mescla, desde sempre, a prática religiosa com a estrutura política.

Os Sunitas surgiram como grupo de oposição ao Califado, espécie de instituição hereditária que comanda a nação islâmica. Eles foram responsáveis pela grande expansão do Islamismo pelo mundo, tanto no passado quanto em tempos mais recentes.
Os Xiitas são originalmente os seguidores de Ali, um califa que pertencia à própria família de Maomé. Eles são maioria em países como o Paquistão, o Irã, o Iraque e até na Índia.
Em tempos recentes, os xiitas ganharam força quando o aiatolá Khomeini tomou o poder no Irã, em 1979, após derrubar o xá Reza Pahlevi, que era sunita.

Mas Khomeini não permaneceu no poder por muito tempo e foi obrigado a exilar-se em Paris, de onde continuou comandando grupos aliado.



Hinduismo
O hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. 
Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.
Ateologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares(manifestações corporais) da divindade suprema,Brãman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por Brahma(Brahma), Xiva  e Vixnu.
Os hindus cultuam cerca de 330 mil divindades diferentes.
Alguns estudiosos dividem as correntes do hinduísmo moderno em seus "tipos
§  Hinduísmo popular, baseado nas tradições locais e nos cultos das divindades tutelares, praticado em nível mais localizado;
§  Hinduísmo dármico ou "moral diária", baseado na noção de carma, na astrologia, nas normas de sociedade como o sistema de castas, os costumes de casamentos.
§  Hinduísmo vedanta, especialmente o Advaita (smartismo), baseado nos Upanixades e nos Puranas;
§  Bhakti, ou "devocionalismo", especialmente o vixnuísmo;
§  Hinduísmo bramânico védico, tal como é praticado pelos brâmanes tradicionalistas, especialmente os shrautins;
§  Hinduísmo iogue, baseado especialmente nos Yoga Sutras de Patandjáli. Com os principais templos Hoysaleswara e Khajuraho.

A maior parte dos hindus acredita que o espírito ou a alma - o "eu" verdadeiro de cada pessoa, chamado de ātman — é eterno

 O hinduísmo é uma corrente religiosa que evoluiu organicamente através dum grande território marcado por uma diversidade étnica e cultural significativa. Esta corrente evoluiu tanto através da inovação interior quanto pela assimilação de tradições ou cultos externos ao próprio hinduísmo. O resultado foi uma variedade enorme de tradições religiosas, que vai de cultos pequenos e pouco sofisticados os principais movimentos da religião, que contam com milhões de aderentes espalhados por todo o subcontinente indiano e outras regiões do mundo. A identificação do hinduísmo como uma religião independente, separada do budismo e do jainismo, depende muitas vezes da afirmação dos próprios fiéis de que ela o é.
Temas proeminentes nas crenças hinduístas incluem o darma (dharma,ética hindu), samsara (samsāra, o contínuo ciclo do nascimento, morte e renascimento), carma(karma, ação e consequente reação), mocsa (moksha, libertação do samsara), e as diversasiogas (caminhos ou práticas).
Objetivos da vida humana
O pensamento hindu clássico aceita os seguintes objetivos da vida humana, conhecidos como os puruṣārthas ou "quatro objetivos da vida":drarma retidão, sustento, riqueza, kāma  prazer sensual , mokṣa liberação, liberdade [do samsara].
Acredita-se que todos os homens seguem o kama e o artha, mas brevemente, com maturidade, eles aprendem a controlar estes desejos com o dharma, ou a harmonia moral presente em toda a natureza. O objetivo maior seria o infinito, cujo resultado é a absoluta felicidade, moksha, ou liberação (também conhecida como mukti, samandih, nirvana, etc.) do samsara, o ciclo da vida, morte, e da existência dual.

O budismo

O budismo é uma religião, cheia de crenças e tradições, baseados nos ensinamentos de Buda  “o iluminado”. O Budismo pode até parecer pra gente, não ser uma prática muito praticada, mais ela é a 5ª maior religião do mundo.

Buda é conhecido pelos adeptos como o mestre iluminado, que compartilhou suas idéias para ajudar os seres sencientes a alcançar o fim da vida, alcançando o Nirvana e e escapando do ciclo de sofrimento e renascimento.
Como em  outras religiões o Budismo, é dividido.Ele se divide em 2 grandes “partes”:Theravada  doutrina dos anciões e a Mahayana, o grande veículo.
No budismo existe uma lei, chamada Carma:lei de causa e efeito.
Segundo o budismo, boas ações e ações ruins,geram “sementes na mente”, que viram a aflorar nesta vida ou e um outro renascimento. O termo carma, se refere especificamente a essas ações que nós cometemos. No budismo teravada, não existe salvação divina, ou perdão de carma.
-Renascimento
Para o budismo o renascimento se refere a uma fase por quem os seres passam. Cada renascimento dentro de um dos 6 reinos, mais esses reinos podem variar com as escolas;
. seres dos infernos: aqueles que viveu em um dos muitos infernos.
.preta: reino de seres que padecem  sem alívio, sofrimento, remorsos, fome sede, nudez, miséria, sistomas de doenças entre outros.
. animais: um espaço de divisão com os humanos.
.deva: comparado ao paraíso.
.semideuses: demônios, titãs, e antideuses.
.seres humanos: um dos reinos em que é possível atingir a nirvana.

As quatro Nobres Verdades
Os primeiros ensinamentos deixados por Buda depois de atingir a nirvana, segundo Cãnone Páli, foram As Quatro Nobres Verdades.
1.a vida é levada ao sofrimento.
2. o sofrimento é  causado pelo desejo.
3. o sofrimento acaba quando termina o desejo.
4. através dos caminhos ensinados por Buda, entramos em um estado de libertação, o chamado Bodhi.

O Nobre Caminho Óctuplo

A quarta nobre verdade de Buda é o caminho para o fim do sofrimento.Ela tem oito seções todas começam com o nome “samyak” que significa, corretamente. Sitarei 3.
. prajna: é a sabedoria que purifica a mente, permitindo-lhe atingir uma visão espiritual da natureza de todas as coisas.
.sila: é a ética ou moral, a abstenção de atos nocivos
.samadhi:é a disciplina mental necessária para ter disciplina sobre a própria mente.


Nirvana

1.    É a meta do budismo.
2.    É o apagar do fogo das paixões e a extinção do ego.
3.    É não necessitar mais reencarnar.
4.    É o que todo budista procura por toda vida, a paz absoluta.
5.    É o que faz do homem comum um Buda.
6.    É a iluminação.
É a extrema paz.
Como funcionam as coisas por lá:
.  A doutrina afirma que, pelo fato de as coisas serem impermanentes, o apego a elas é inútil e leva ao sofrimento .
. A cosmologia budista considera que o Universo é composto por vários sistemas mundiais, sendo que cada um desses possui um ciclo de nascimento, desenvolvimento e declínio que dura bilhões de anos. Num sistema mundial existem seis reinos, que por sua vez incluem vários níveis, num total de trinta e um.
. Buda naão deixou nada escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário